Foto: Fifa (Divulgação)
Copa do Mundo terá 48 seleções e três países-sede pela primeira vez

Falta exatamente um mês para o início da maior Copa do Mundo da história. A edição de 2026 marca uma série de mudanças inéditas no principal torneio do futebol mundial, começando pela organização: pela primeira vez, três países vão sediar a competição de forma conjunta. Estados Unidos, Canadá e México receberão os jogos entre 11 de junho e 19 de julho.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O Mundial também será o primeiro com 48 seleções participantes, ampliando em 16 equipes o número de países em relação ao formato utilizado desde 1998. Com isso, a competição terá 104 partidas, 40 a mais do que na Copa do Catar, disputada em 2022.
A abertura será realizada no Estádio Azteca, no México, enquanto a final ocorrerá no MetLife Stadium, em East Rutherford, na região metropolitana de Nova York, nos Estados Unidos.
Formato
A expansão da Copa alterou completamente o sistema de disputa. As 48 seleções serão divididas em 12 grupos com quatro equipes cada. Avançam para a fase eliminatória os dois melhores de cada grupo, além dos oito melhores terceiros colocados.
A partir daí, o torneio passa a contar com uma inédita fase de 16 avos de final, antes das oitavas, quartas, semifinais e da grande decisão.
Outra marca histórica será a presença de seleções estreantes em Copas do Mundo. Cabo Verde, Curaçao, Jordânia e Uzbequistão disputarão o torneio pela primeira vez.
Ao todo, os Estados Unidos receberão 78 partidas, enquanto México e Canadá terão 13 jogos cada.
Quando será a convocação?

A convocação da seleção brasileira ocorrerá em um local simbólico: o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Carlo Ancelotti anunciará os 26 jogadores convocados no dia 18 de maio, às 17h.
Segundo a CBF, o evento terá caráter comemorativo e reunirá convidados, patrocinadores e jornalistas em uma celebração da trajetória da seleção brasileira em Copas do Mundo.
Os jogadores se apresentam na Granja Comary em 27 de maio para o início da preparação. Antes da estreia no Mundial, o Brasil ainda fará dois amistosos: contra o Panamá, no Maracanã, em 31 de maio, e diante do Egito, em Cleveland, nos Estados Unidos, no dia 6 de junho.
A estreia brasileira na Copa será em 13 de junho, contra Marrocos, no mesmo estádio da grande decisão da Copa.
Jogos do Brasil na fase de grupos
- 13 de junho — Brasil x Marrocos, às 19h, em Nova York/Nova Jersey
- 19 de junho — Brasil x Haiti, às 21h30min, na Filadélfia
- 24 de junho — Brasil x Escócia, às 19h, em Miami
Futebol brasileiro: como ficam Grêmio e Inter?

Os clubes brasileiros também vivem a reta final antes da paralisação do calendário nacional para a Copa do Mundo.
O Grêmio ainda terá compromissos em três competições. Nesta quinta-feira (14), enfrenta o Confiança, em Sergipe, pela Copa do Brasil. Na sequência, terá ainda o Bahia, fora de casa, pelo Brasileirão, antes de uma maratona final em Porto Alegre.
Entre 20 e 31 de maio, o Tricolor recebe na Arena: Palestino, Santos, City Torque e Corinthians, em duelos válidos pela Sul-Americana e Brasileirão. O retorno está marcado para 21 de julho, contra o Mirassol, fora de casa, pela última rodada do 1º turno do Brasileirão.
Já o Colorado terá sequência mais curta. Nesta terça-feira (12), às 19h30min, enfrenta o Athletic, no Beira-Rio, pela Copa do Brasil. Depois, a equipe só pensa no Brasileirão, em que terá pela frente Vasco (em casa), Vitória e Bragantino (ambos fora). O retorno colorado ocorrerá em também em 21 de julho, diante do Cruzeiro, no Beira-Rio.
Jogos do Grêmio antes da Copa
- Quinta-feira (14) — Confiança x Grêmio — Copa do Brasil
- Domingo (17) — Bahia x Grêmio — Brasileirão
- 20 de maio — Grêmio x Palestino — Sul-Americana
- 23 de maio — Grêmio x Santos — Brasileirão
- 26 de maio — Grêmio x Torque — Sul-Americana
- 31 de maio — Grêmio x Corinthians — Brasileirão
Jogos do Inter antes da Copa
- Terça-feira (12) — Inter x Athletic — Copa do Brasil
- Sábado (16) — Inter x Vasco — Brasileirão
- 23 de maio — Vitória x Inter — Brasileirão
- 31 de maio — Bragantino x Inter — Brasileirão
Onde assistir?
A Copa do Mundo de 2026 terá transmissão em múltiplas plataformas, incluindo TV aberta, canais por assinatura e streaming.
A TV Globo e o SporTV exibirão 54 partidas, incluindo todos os jogos da seleção brasileira. A GE TV transmitirá 32 confrontos, mas não poderá utilizar o Youtube, onde a CazéTV tem exclusividade e transmitirá todas as 104 partidas da Copa.
O SBT volta a transmitir uma Copa do Mundo após 28 anos e dividirá 32 jogos com a N Sports. As emissoras também exibirão todas as partidas do Brasil, com narrações de Galvão Bueno e Tiago Leifert.
